Receita de Manteiga ghee - sem lactose


    Aqui mostramos para você como tirar lactose da manteiga passo a passo em fotos. O resultado é uma manteiga chamada 'ghee' ou manteiga clarificada, mais suave, mais saborosa, saudável e sem lactose. Você pode usar ela de igual modo no preparo das receitas onde vai manteiga.


    Confira abaixo todos os detalhes desta receita de manteiga ghee sem lactose e experimente!


    Passos a seguir para fazer esta receita:


    Receita de Manteiga ghee - sem lactose.


    1- Para fazer manteiga ghee zero lactose você vai usar manteiga sem sal, não pode ser margarina. Coloque a manteiga para derreter numa panela em fogo baixo.

    2 - À medida que a manteiga esquenta você observa que se forma uma espuma branca e densa à superfície, que é a lactose. Retire essa espuma com uma colher ou escumadeira.

    3 - Continue cozinhando a manteiga no fogo baixo por 10 minutos sempre retirando a espuma que se forma na superfície.

    4 - Quando já não restar mais espuma e você observar que alguns grumos se formaram no fundo da panela desligue o fogo. Coe essa manteiga clarificada usando uma peneira fina ou pano e coloque dentro de um pote de vidro fechado.


    5- Reserve sua manteiga bem tampada e dentro de um armário. Use para preparar receitas onde vai manteiga comum. O resultado será igual, com a diferença de que essa é uma manteiga ghee sem lactose.


    Dica: Essa manteiga não precisa de refrigeração e pode durar até 2 anos sem alteração de sabor.

    Quais são os benefícios da manteiga ghee?

    Já falamos que a principal vantagem da manteiga ghee é ser sem lactose, válida para quem segue uma alimentação sem leite e sem manteiga. No entanto ela é muito mais benéfica que isso, sendo muito usada na medicina ayurveda, originária da Índia.

    Confira os principais benefícios da manteiga ghee 1: É uma gordura muito duradoura - na Índia existe manteiga ghee envelhecida por 10 anos, chamada Purana Ghrita - e mais saudável que os óleos insaturados (soja, milho, girassol e canola); 2 : Acelera o metabolismo, ajudando o organismo a transformar gordura em energia e aumenta a sensação de saciedade; 3: Contém propriedades antioxidantes, nomeadamente de vitamina A, que ajuda a proteger as células do envelhecimento causado pelos radicais livres; 4: Potencia a absorção de vitaminas pelo organismo e promove máximo aproveitamento destas pelo nosso corpo; 5: É benéfica para a saúde intestinal por ser uma fonte natural de ácido butírico, que não existe nos outros óleos. Por isso a ghee ajuda no tratamento de inflamações intestinais, colite e síndrome do cólon irritável. Referências https://www.yamuna.com.br/blogs/dicas_e_receitas/os-10-beneficios-da-manteiga-ghee-nutricao-para-pele-cabelos-e-ate-suas-celulas-intestinais https://www.tudoreceitas.com/receita-de-manteiga-ghee-sem-lactose-2303.html