top of page

Praia de Santiago - São Sebastião


A praia do Santiago em São Sebastião é um refúgio da agitação e um paraíso em questão de Natureza. Santiago é uma praia tranquila e pequena, localizada em um bairro residencial e com vista para as ilhas de Toque-Toque Pequeno, Montão de Trigo e Alcatrazes.

 

Distante 5 KM de Maresias, 9 Minutos de Carro.

 

Com uma vegetação nativa bem preservada e diversas árvores em seu entorno, ela oferece ao visitante um local agradável e sossegado para se curtir um belo dia de sol. Apresenta areia fofa e clara, águas calmas e transparentes que oferecem ótimas condições para o banho de mar. Esta praia está localizada em um bairro residencial, com muitas casas de veraneio e não possui nenhum comércio ou quiosque ao redor. Quase uma Praia deserta, um paraíso escondido.

A praia de Santiago tem o formato em C e tem a sua costa voltada para o Sul, o que faz o Sol descer bem no canto direito da praia. Apesar de estar próxima de um local agitado, a praia de Santiago tem pouca visitação, o que lhe dá um ar de paraíso secreto. Um lugarzinho especial para você curtir. Fora das rotas comuns e populares. Sabe aquelas Praias de canto de estrada que as pessoas ficam temerosas de conhecer? Então, essa é uma delas. Localizada a 5,3 Km de Maresias, a praia de Santiago é um verdadeiro refúgio dentre grande parte do agitado litoral norte paulista. Esse pedaço de sossego é famoso pelas sombras das árvores presentes à beira mar. Em um dia de baixo movimento não é necessário se preocupar com o guarda-sol porque os chapéus-de-sol, árvore de folhas largas, garantem a sombra durante a maior parte do dia. A praia tem menos de 1 km de extensão e possui uma larga faixa de areia fina. O mar é calmo e as águas cristalinas. Ao redor, o vilarejo é formado basicamente por casas de veraneio e da população nativa.

Foto : Minube

É fácil chegar na Praia de Santiago. Não é preciso veículos 4x4 nem mesmo seguir a pé por algum trecho da trilha. A via de acesso para fica no km 148 da Rodovia Rio-Santos (BR-101), a menos de 10 minutos de carro partindo de Maresias sentido São Sebastião ou a aproximadamente 40 minutos saindo do centro de São Sebastião sentido Maresias. Após sair da Rodovia Rio-Santos, você segue por um pequeno trecho em estrada de terra bem conservada, praticamente uma rua estreita com casas dos seus dois lados. Em 5 minutos, você chega à praia. Há a opção de estacionar o carro em alguma das ruas ou em um estacionamento no canto direto da praia. A área da Praia de Santiago está próxima a um conjunto preservado da Mata Atlântica e por isso, você pode aproveitar para usufruir atividades que têm tudo a ver com a natureza:

Foto : Minube

Surf: Em condições adequadas, a praia oferece um bom local para a prática do surf. É no costão direito que o pessoal se reúne para pegar ondas. Mergulho livre: As águas cristalinas e os dois costões da praia são propício para a prática de mergulho livre, também conhecido como snorkeling. Podem ser avistadas várias espécies de peixes e crustáceos. As tartarugas são habitantes comuns entre as rochas da costa e em certas épocas do ano a praia recebe a visita ilustre de grupos de golfinhos. Boulder: No costão do canto direito existem algumas rochas que permitem a prática do Boulder, escalada em rocha sem o uso de equipamentos, mas esse esporte é para pessoas com experiência. Relaxar: A praia possui uma bica no canto direito, que permite refrescar e tirar a areia do corpo. É uma água gelada que desce direto da mata. O canto esquerdo da praia é mais reservado e vale uma visita, de lá avistamos a praia vizinha de Toque Toque Pequeno.

Foto : Desviantes

A Praia de Santiago conta apenas com um bar ao lado do Camping do Cacau, que oferece bebidas e algumas porções simples. Esse é um local abençoado pela natureza e conta com pouca infraestrutura e carência de serviços. Prepare sua mala com alimentos e medicamentos, caso não esteja disposto a ir até Maresias para se reabastecer durante a manhã e ao entardecer, as nossas pernas e pés são cobiçados por borrachudos. Se você for alérgico a picadas, recomendamos incluir repelente na bagagem. Assim terá mais sossego para aproveitar o pôr do sol, que por sinal é belíssimo nos dias de céu claro.

 

Faça sua reserva na Pousada pura Vida informações no WhatsApp clique: https://goo.gl/X4NDTY (12) 9 8134 8529 Tel:(12) 3865-6402 contato@puravidamaresias.com.br

 
bottom of page