top of page

ELEFANTE - Força, prosperidade, longevidade e sabedoria.


Boa memoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, postura, autoridade, longevidade, sabedoria e majestade são algumas das qualidades que representa.

Foto @AndSanchezFotografia - Pousada Pura Vida

A cultura ocidental considera o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Mas no oriente a ideia é completamente oposta. Os hindus veneram os elefantes como animais sagrados. O elefante é a montaria dos reis. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são os efeitos desse poder estabelecido. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra.

O elefante remete a imagem de GANESHA, o deus hindu com cabeça de elefante. Deus da sabedoria, da superação e remoção dos obstáculos. Um dos deuses mais cultuados na Índia. Ele abre os caminhos e seu nome significa “Senhor de todos os Seres”.

Foto @AndSanchezFotografia - Pousada Pura Vida

GANESHA é conhecimento, inteligência, guardião da riqueza, da beleza, da saúde, do sucesso, da prosperidade, da graça, da compaixão, da força, do equilíbrio. Possui corpo de homem, que representa o microcosmo, a manifestação e possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo. Dessa forma, o elefante é, paradoxalmente, considerado o começo e o fim ao mesmo tempo.

Para a mitologia hindu o elefante é a montaria de cada uma das oito deidades que presidem os oito pontos cardeais. O deus INDRA, deus da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, monta um elefante chamado Airâvata.

O deus Krishna e a sua esposa Radha podem metamorfosear-se em elefantes e nesse sentido, representam a corporiedade do amor divino.

Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o Despertar. É também considerado como um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos: quatro pilares sustentando uma esfera. Os antigos diziam que um elefante vermelho de costas á porta de entrada, não permitiria que energias negativas se aproximassem. Para quem precisa de paciência, de calma e sabedoria, recomenda-se meditar com o simbolismo do elefante. Aqui na Pousada Pura Vida temos o ELEFANTE representado em alguns detalhes na decoração! Nossos hóspedes encontrarão a peça entalhada da imagem abaixo logo na entrada próximo a piscina. Venha ver esse e outros detalhes de perto. RESERVAS WhatsApp: CLIQUE AQUI (12) 98182-5484 Tel:(12) 3865-6402

Foto @AndSanchezFotografia - Pousada Pura Vida FONTE : DEVIANTART

bottom of page