top of page

Mantras que escutamos durante o café da manhã.



Clique AQUI para acessar a nossa lista no SPOTIFY de Mantras que tocam durante o horário do café da manhã aqui na Pousada.

Para quem já tomou café da manhã aqui na Pousada Pura Vida

pode perceber que sempre selecionamos músicas com mantras para tocar durante a refeição, o som se mistura ao canto dos pássaro ao redor compondo um belo começo de dia com boas vibrações. Um mantra é uma ferramenta da mente que se materializa pela voz ou canto, de forma que você pode usá-la para mudar o próprio estado mental.

A maioria dos mantras são recitados em uma língua bem diferente da nossa, mas não se preocupe. Não é preciso conhecer o sânscrito ou saber o significado de cada palavra pronunciada para desfrutar dos benefícios dos mantras.

O que é mais importante durante a proclamação é o som das palavras murmuradas. Pode parecer incrível, mas a vibração produzida pelos mantras é capaz de criar reações neurolinguística que induzem a mente a encontrar um sentimento de calma e serenidade. Existem algumas formas de praticar o mantra: murmurando-o em voz alta ou por meio do canto. Os iniciantes mais tímidos podem começar repetindo as palavras mentalmente, para depois aplicá-las na voz. As raízes do mantra – história e significado Para entender como o mantra funciona, pode ser útil entender sua tradução. A palavra mantra vem de duas palavras em Sânscrito – manas (mente) e tra (ferramenta). Literalmente, mantra significa “uma ferramenta para a mente”. Ele foi projetado para ajudar seus praticantes a acessarem níveis mais elevados de suas naturezas. “O mantra é uma vibração sonora através da qual nós focamos com consciência nos nossos pensamentos, nas nossas emoções, e nas nossas mais altas intenções”, explica o músico Girish, autor de Music and Mantras: The Yoga of Mindful Singing for Health, Happiness, Peace & Prosperity. “Com o tempo, a vibração entra mais e mais profundamente na consciência, nos ajudando a, eventualmente, sentir a sua presença como shakti – uma sutil e poderosa força que trabalha dentro de cada um de nós e nos leva a estados de atenção mais profundos”, confirma Sally Kempton, professora de meditação e autora de Meditation for the Love of It: Enjoying Your Own Deepest Experience.

Existem diversos mantras para finalidades específicas. As opções são inúmeras:

  • Om Mani Padme Hum: protege o corpo, evitando a queda de energia e estimulando a compaixão. É um dos mantras mais famosos do budismo.

  • Jai Ambe: é um poderoso mantra para mulheres, já que ajuda a praticante a se conectar com a força do Sagrado Feminino;

  • Moola Mantra: alívio do medo, pânico e ansiedade;

  • Amma Taye: para ser praticado na hora de dormir, proporciona um sono profundo e reparador, com o intuito de revigorar o corpo e dissolver o estresse;

  • Om Shanti Om: é o mantra da paz. Induz a um estado de relaxamento elevado quando repetido muitas vezes;

  • Rama Dasa: é bastante eficaz para lidar com problemas de saúde (sejam mentais, espirituais ou físicos) e se conectar com a energia curativa do universo.


Quais são os benefícios dos mantras?

Os mantras têm a capacidade de mudar a mente, fortalecer o corpo e reprimir aflições subconscientes. Contudo, devem ser praticados regularmente, por vários meses, para que os efeitos desejados se realizem. 

Os principais deles são:

Aumento da imunidade

Os mantras podem fortalecer seu sistema imunológico. É isso que afirma uma pesquisa publicada em 2017 pelo BioMed Central. Isso acontece devido à transformação que essa prática exerce sobre o hipotálamo, uma das conexões mais importantes entre a mente e o corpo. Desenvolvimento da compaixão

Enquanto os primeiros estágios da meditação relaxam a mente, os benefícios dos mantras procuram integrar essa calma com o despertar de uma experiência espiritual. Isso acontece porque eles promovem uma espécie de “limpeza energética”.

Assim como uma alimentação pouco saudável pode obstruir veias e artérias, as emoções pesadas (como raiva, inveja, medo ou rancor) também bloqueiam os canais de energia presentes no corpo. Os ultrassons presentes nos mantras são capazes de desobstruir esses campos, abrindo espaço para sentimentos mais positivos, como compaixão, amor e fraternidade. Alívio do estresse, ansiedade e depressão

Ao combinar o som, ritmo e respiração, os mantras canalizam fluxos de energia. O que você não sabe é que esse alinhamento ajusta a composição química de nossa mente e corpo, equilibrando os hemisférios cerebrais.

Isso contribui para a redução natural de desordens psicológicas, como estresse, insônia, depressão e ansiedade. Por meio da regularização do sistema endócrino, o canto dos mantras normaliza a produção hormonal, que melhora o humor e a sensação geral de bem-estar. Por fim, um dos maiores benefícios dos mantras está na sua acessibilidade e facilidade. Você não precisa de muito para começar a praticar. Recitar o mantra nos ajuda a eliminar as interferências internas como medo e ressentimento. Traz proteção, fé e coragem.



Clique AQUI para acessar a nossa lista no SPOTIFY de Mantras que tocam durante o horário do café da manhã aqui na Pousada.

Abaixo segue 2 exemplos de mantras que costumamos ouvir por aqui: 1- OM Mani Padme Hum é um dos mantras mais populares do mundo. É o mantra da compaixão e misericórdia. É uma poderosa proteção contra a negatividade. Om Mani Padme Hum é pronunciado OMM-MAH-NEE-PAHD-MÊE-HUM. Om = a vibração ou som do universo; representa energia divina e generosidade e purifica o ego

• Ma = representa a ética e purifica o ciúme

• Ni = representa paciência e purifica o desejo

• Pad = representa diligência e purifica ignorância e julgamento

• Me = representa concentração e purifica o apego

• Hum = a unidade de todos; representa sabedoria e purifica o ódio

2- Mantra - OM TARE TUTARE TURE SOHA O mantra de Tara Verde protege contra perigos internos. São eles: o orgulho, a ignorância, o ciúme, o ódio, a teimosia, o apego, as dúvidas que perturbam e a ganância.Para os budistas, trata-se de um mantra muito poderoso, que oferece tranquilidade e segurança. Om = a vibração ou som do universo; representa energia divina e generosidade e purifica o ego Tare “Aquela que liberta do sofrimento verdadeiro”. Tuttare “que elimina todos os medos”. Ture “que concede todo o sucesso”. Soha significa “possa o significado do mantra enraizar-se em minha mente”.

A prática de recitar mantras é especialmente valiosa nos dias de hoje, porque é simples e direta. Tudo o que precisamos fazer é relaxar o máximo possível enquanto repetimos ritmicamente as sílabas do mantra, em voz alta ou silenciosamente e devem ser praticados regularmente, por vários meses, para que os efeitos e benefícios desejados sejam percebidos.

 

LOGO POUSADA PURA VIDA MARESIAS PETFRIENDLY
LOGO POUSADA PURA VIDA MARESIAS

Pousada Pura Vida Maresias Informações no WhatsApp clique aqui. (12) 9 8134 8529 Tel:(12) 3865-6402 contato@puravidamaresias.com.br


bottom of page